domingo, 20 de outubro de 2013

Serviçais do princípio ao fim

É impressionante como quase diariamente Passos Coelho e o seu governo envergonham o país. Desde 1974 que não há memória de existir em Portugal um governo servil e bajulador como o actual. Independentemente do acordo ou desacordo em relação às políticas seguidas nos últimos dois anos e meio, há certamente um sentimento comum à generalidade dos portugueses: o sentimento de vergonha por sermos representados por políticos sem carácter que permanentemente assumem o comportamento do vassalo aduloso que verga a coluna, o discurso e o olhar perante o suserano. Tem sido assim com Merkel, com Schäuble (são tristemente inesquecíveis as imagens televisivas da figura serventuária de Vítor Gaspar perante este ministro alemão), com Juncker, com o trio que periodicamente nos visita, com todos os designados «duros», sejam da UE ou de qualquer outra latitude.
Têm sido incontáveis os discursos mendicantes de Passos Coelho como tem sido insuportável observar a subserviência canina que revela perante os designados credores — como se a existência de credores fosse uma anormalidade e a existência de dívidas uma imoralidade, quando o sistema capitalista vive precisamente deste (viciado) jogo de créditos e dívidas, cuja moralidade, essa sim, é particularmente duvidosa...
A este vergonhoso comportamento adiciona-se agora a atitude serviçal perante Angola — atitude que já é objecto de troça por parte da imprensa estrangeira.
Para além da colossal incompetência que evidenciam para resolver os problemas financeiros e económicos, estes governantes estropiam a dignidade nacional. O conjunto de almocreves que tomou conta do país não vai ser só julgado pela história, terá de ser julgado também pelos tribunais.