domingo, 27 de janeiro de 2013

Manifestação

Ontem, a manifestação a descer a Avenida da Liberdade.
A manifestação concentrada no Rossio.
Há sete anos consecutivos que as condições profissionais dos professores têm vindo a degradar-se: o respeito e a dignidade que a natureza das suas funções deveria exigir começaram a ser grosseiramente atacados por Sóctares e Rodrigues; a brutal degradação das condições e do ambiente de trabalho iniciou-se com Sócrates e Rodrigues e prosseguiu com Coelho e Crato; o corte nos salários, a precariedade e o desemprego docente iniciaram-se com Sócrates e Rodrigues e aprofundaram-se tragicamente com Coelho e Crato. 
Os avisos de que a agressão à Escola Pública vai continuar chegam a todo o momento e provêm de diversas fontes. O mais recente desses avisos chegou em forma de número redondo: 50 mil professores devem ser despedidos.
A reacção das políticas sindicais a tanta selvajaria tem sido espantosamente fraca. Mesmo em situações em que se realizaram marchas nacionais suportadas por mais de cem mil professores, a opção dos sindicatos foi repetidamente a de gerir as perdas e de minimizar os danos. Sempre que há grandes embates entre o governo e os docentes, há sempre também um grande fosso entre o discurso sindical, pretensamente agressivo, e a acção sindical, objectivamente comedida.
Agora que se avizinham embates ainda maiores, será certamente altura de mudar de políticas e de direcções sindicais.